terça-feira, 2 de junho de 2015

E-reader, é de comer? O que faz? De onde vem?

 Olá, meus amores!

 Em meio a algumas pesquisas e conversas com amigos, pude perceber que a informação sobre um e-reader ainda é muito escassa aqui no Brasil, embora, seja um sucesso de vendas no exterior. Chegaram em terras brasileiras há alguns anos, porém, só pessoas com conhecimentos tecnológicos ou diga-se de passagem, pessoas com mais condições financeiras tem acesso a tecnologia de ponta. Porém, hoje, nós míseros mortais, conseguimos ter acesso a esses aparelhos, que em um passado não muito distante nem sonhávamos em ter ou se quer pensar.

 Quem tivera essa oportunidade, já lera com frequência na época dos palms(Mais ou menos no ano de 2000) e logo depois o grupo Amazon, lançou seu primeiro e-reader o famoso Kindle. Mas, Thaiza, o que seria um Kindle? Ou até mesmo um e-reader? Calma que eu vou te responder! Eles são, nada mais e nada menos que um dispositivo eletrônico que lhe permite leituras de livros, ou melhor, ebooks. Imagine uma biblioteca de bolso-ao invés de carregar um livro, que muita das vezes são pesados- você carregará vários títulos em um só local. Ele permite também, pesquisar, marcar, armazenar.

 Mas ele não vai prejudicar minha vista? Segundo as pesquisas, eles não usam a famosa tela de LCD(o que normalmente, existe nos tablets e nos eletrônicos em geral) eles usam uma tela chamada E-Ink, que imita o papel impresso. Assim, depois de uma leitora mais longa, você não terá problemas. Essa ideia garantiu uma legião de corações conquistados por ebooks para uma leitura mais agradável.

 O bacana disso tudo é que encontramos alguns títulos para baixar gratuitamente que são disponibilizados no próprio aparelho, também temos alguns ebooks com preços camaradas. Descobri também, que você pode baixar o aplicativo do Kindle no seu tablet ou o seu celular, e está disponível para Android ou sistema IOS. Pode ir conhecendo e ter o "gostinho" do que são ebooks. A única diferença é que sua vista, com toda certeza irá se cansar mais rápido.

 Ah, mais isso é tão bacana que não tem pra comprar aqui no Brasil. Ai é que você se engana meu caro. Já temos três modelos diferentes para compra e com preços bem acessíveis para o nosso bolso. O próprio Kindle que pode ser adquirido pelo site do Amazon, você também pode comprar em outras redes de lojas, como na Magazine Luiza. Os outros dois modelos, são batizados como Lev e Kobo, o primeiro é vendido pela loja saraiva e possui dois modelos: Um com luz e outro sem. E o outro é vendido pela livraria Cultura. 

 Como uma boa leitora e facinada em tecnologia, estou doida para colocar as minhas mãozinhas em um. E como meu aniversário está chegando, acho que seria uma boa ideia de presente(#ficaadica). E você, querido leitor? Tem um? Pensa em ter? Ou ainda torce o nariz para tanta tecnologia e não deixaria um pouco de lado o bom e velho cheiro de livro novo?

 Beijinhos,
 Thaiza Chiara.